2021/02/23

CARTAS ABERTAS…

Foram disponibilizadas hoje duas, na imprensa. Uma dirigida ao Governo e ao Presidente da República (por esta ordem, pouco hierárquica), no sentido de terminar gradativamente o confinamento das escolas, assinada por “um grupo de cidadãos e cidadãs, pais, professores, epidemiologistas, psiquiatras, pediatras e outros médicos, psicólogos, cientistas e profissionais de diferentes áreas”. Outra, dirigida às televisões generalistas nacionais, “exige uma informação que respeite princípios éticos, sobriedade e contenção”, criticando os critérios jornalísticos que têm sido usados nas notícias sobre a pandemia. Assinam quarenta e duas personalidades, mais ou menos conhecidas, de diferentes sectores da sociedade.

Uma carta aberta revela sempre alguma coragem, maior ou menor consoante o seu conteúdo. Podem ser mais ou menos justificáveis. Em relação às hoje divulgadas, pergunto-me o que podem esperar os seus autores como resultado da acção empreendida.

Vejamos: tendo em conta tudo o que aconteceu na evolução da pandemia, vale a pena um grupo de cidadãos pressionar o poder político para tomar uma decisão que é crucial seja a correcta, para não “andarmos para trás”? Não houve cartas abertas para a abertura no Natal, mas houve uma concordância evidente de quase toda a gente: correu mal. Muito mal. E depois culpou-se o governo! E agora? Se se aceitassem as propostas dos proponentes da carta aberta e voltasse a correr mal, assumiriam eles as culpas? Num momento tão delicado não faz sentido haver pressões, venham de onde vierem: quem tem de decidir que decida com a convicção que tiver formado.

Quanto à segunda carta aberta, subscrevê-la-ia na íntegra: ela expressa o que estou certo muitos pensam, que tem havido um exagero no modo e no tom da informação e alguma distorção quando se interpretam os factos. Mas não espero consequências…  

Sem comentários: