2005/06/24

O santo popular da minha meninice…


… era S. Pedro. Isto porque vivia no Seixal, que tem as suas grandes festividades a 29 de Junho. Nessa altura, adorava a festa, não tanto por ela mas porque havia nos tabuleiros dos vendedores uns suspiros maravilhosos (sempre fui muito guloso…). Via a procissão da varanda da minha casa e gostava.

À medida que ia crescendo, o meu gosto por festas deste tipo desvaneceu-se. Ainda criança tive ocasião de estar no Porto na altura de um S. João (julgo que até já referi isso neste blog), mas depois perdi mesmo todo o entusiasmo.

O Santo António, apesar de ter vivido largos anos em Lisboa, nunca me levou a ver as marchas…

Agora, em Braga, o S. João é a grande festa, mas dela apenas me chegará o eco do foguetório. Não é no entanto assim para a maioria das pessoas, que neste dia, aqui, e no Porto, e em muitas outras localidades, fazem da noite dia até às tantas. Por mim, ficarei em casa: e amanhã, feriado, partirei para três dias de descanso em ambiente calmo. Por isso, durante estes dias estarei ausente da blogosfera.

2005/06/23

As Crónicas na RUM (13)


Estão a decorrer os chamados exames “ad hoc”, ou seja, aqueles exames a que se propõem adultos maiores de 25 anos sem qualificações escolares que lhes permitam aceder, pelas vias normais, à Universidade, procurando a entrada num curso para o qual sintam estar vocacionados.

Estes cursos já existem há bastante tempo, e o actual governo anunciou que vai propor algumas alterações ao sistema. Uma delas é baixar o limite da idade, que passará de 25 para 23 anos; outra é modificar o regime de acesso, até agora bastante centralizado em Lisboa, de onde vêm as provas escritas, dando às Universidades autonomia na gestão dos processos de verificação das capacidades, ou seguindo já a designação mais actual, das competências dos candidatos.

Esta abertura das Universidades a estratos da população que, mau grado não ter tido um percurso escolar normal, conseguiram ao longo da vida obter por si uma formação compatível com as exigências do ensino superior, é louvável. Infelizmente, a taxa de reprovações é alta, mas os que entram acabam muitas vezes por ser bons e até mesmo excelentes alunos. Posso comprová-lo porque já tive como aluna uma senhora nessas condições que teve excelentes resultados.

Por outro lado, nesta fase de reestruturação do nosso ensino superior, devido ao processo de Bolonha, este tipo de oportunidades de dar à população adulta oportunidades de formação de nível universitário é considerado uma das prioridades. De facto, o número de diplomados por escolas superiores em Portugal é muito inferior à média europeia e afasta-se mesmo muito da de países desenvolvidos.

Sabemos que muitos jovens não puderam – e às vezes não quiseram – prosseguir estudos, ficando mesmo longe do final do secundário. Razões de carácter económico, umas vezes; sócio-culturais, outras, afastaram-nos da sequência lógica de estudos.

Mas com a idade e a experiência adquirida no mundo do trabalho, não raras vezes sentem o desejo de regressar ao estudo. O percurso escolar não feito é difícil de retomar e – diga-se com clareza – porventura pouco adequado para o adulto que sentiu o apelo por progredir, sabendo mais, adquirindo mais conhecimento e portanto mais ferramentas para construir a sua vida profissional. Por isso é importante que as portas da Universidade não se fechem se ele ou ela demonstrar que as competências que desenvolveu ao longo dos anos revelam capacidade para vencer os desafios de um curso superior.

Até agora, o que se pede aos candidatos é uma entrevista, uma prova de português e uma prova no âmbito do curso que declara querer seguir (uma prova dita específica).
A taxa de insucesso, como disse atrás, é relativamente elevada, mas como existem casos de sucesso eles justificam que se mantenha este tipo de prova. A Universidade do Minho, procurando ajudar quem tem em vista candidatar-se, pôs há dois anos em vigor um curso para ajuda na preparação do exame que se revelou oportuno e útil.

Antecipo que em futuro próximo haverá desenvolvimentos significativos neste domínio, nomeadamente com a oferta de cursos em regime pós-laboral e mesmo em part-time, o que beneficiaria enormemente quem trabalha e estuda.

Por hoje, é tudo. Até para a semana – e bom São João!

2005/06/22

O meu dia de greve… em 1977



Ora bem, vamos lá recuperar a essência do meu blog: fazer a minha memória flutuar. Ainda que possa ser surpresa depois do que escrevi, vou recuar a 1977 e lembrar que fiz greve… Estava-se no I Governo constitucional e era ministro Sottomayor Cardia, que estava longe de agradar na sua acção. Em Janeiro desse ano eu abandonara o cargo de director de serviços de Estudos que tinha no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação, regressara à minha Escola (o então Liceu Filipa de Lencastre, em Lisboa) e pouco tempo depois fui convidado para ingressar na Universidade do Minho, como assistente convidado, o que aconteceu em Abril desse ano. Existia então na Universidade a Unidade Científico-Pedagógica de Ciências da Educação, na qual me integrei. Nessa altura, havia apenas um docente doutorado, e por motivos vários, quando se fizeram eleições, fui eleito presidente da Unidade. Entretanto, as relações entre Cardia e os Sindicatos agudizaram-se e foi decretada greve. Sinceramente, não me recordo data certa nem motivos específicos, e não tenho tempo de procurar em papéis que ainda estão desorganizados…

Não sou, nunca fui sindicalizado, e não simpatizo com greves, como já se percebeu. Por isso, nesse dia, como nos outros, fui para o meu gabinete trabalhar. A meio da manhã, recebo um telefonema da secretária do Reitor: do gabinete do Ministro, queriam a lista dos nomes dos professores em greve. Ainda me lembro: reagi como penso deve reagir um touro quando vê o vermelho… E disse à D. Ângela (creio que era ela): “A partir deste momento, considero-me em greve! Arranje outro que lhe dê a informação…”

Achei afrontoso o pedido, achei-o indigno. E por isso – e só por isso – fiz greve nesse dia.

(Não se pode estabelecer paralelo entre este episódio e o estabelecimento dos tais “serviços mínimos”, sejam eles legais ou não – pelos vistos, como sempre acontece quando juristas tocam nos assuntos, uns dizem que sim e outros que não. O que eu nunca poderia aceitar era enviar a lista dos grevistas para o gabinete do Ministro!)

2005/06/20

Esta greve


Sei que muitos dos que me lêem são professores. Terão posições políticas diversas, mas isso não é importante, verdadeiramente. Não sei, também, se estão ou não de acordo com a greve, se foram ou vão ser grevistas ou não. Mas também isso não é importante. O importante, para mim, neste momento, é, por um imperativo de consciência, escrever o que penso sobre esta greve. Com ela, os professores não estão a prejudicar um patrão: estão a prejudicar os alunos. E não posso entender como professores, friamente, se acham no direito de prejudicar os alunos. Infelizmente, tenho de considerar essa atitude pouco ética. Se pensam embaraçar a Ministra, os Secretários de Estado, o Governo, enfim – acredito pouco que embaracem. A opinião pública – quantos pais não se angustiam neste momento – voltar-se-á contra os professores. Os alunos que esperavam ter exames e não os tiveram – como se sentirão? Vão fazê-los mais tarde, quando? Entristece-me profundamente que isto aconteça e apesar do meu optimismo pergunto-me o que querem os portugueses para Portugal, quando os professores, que deviam assumir-se como os mais esclarecidos, são os primeiros a atear o fogo. Para onde vamos?

2005/06/19

A comunicação social que temos


Noticiário das 11 e 58 de hoje, domingo, 19 de Junho de 2005 (11 e 58 é um preciosismo interessante) na TSF. Notícia: “Os Sindicatos dos Professores vão pôr o Ministério da Educação em tribunal”. Motivo, abonado por representantes da FENFROP e da FNE: “Há um despacho da Ministra que ‘ameaça’ os professores que não cumpram os serviços mínimos decretados com processos disciplinares”. Contacto telefónico com o Secretário de Estado da Educação. Valter Lemos esclarece que não há qualquer despacho mas apenas um parecer da assessoria jurídica e que se aplicará apenas a lei da greve no caso de quem falte aos serviços mínimos. O ouvinte que sou fica confuso: que parecer é esse? Por que se chama despacho a um parecer? O Secretário de Estado fala longamente à roda do mesmo assunto, mas este aspecto não é explorado por quem o interroga.

Noticiário das 12 e 30 da TSF (agora é à hora certa). Notícia: “Os Sindicatos dos Professores vão pôr o Ministério da Educação em tribunal”, etc., etc. O quê? Não serviu de nada a entrevista telefónica ao Secretário de Estado? Pouco adiante que depois a recuperem. Isto é mau jornalismo.

Nota, para melhor compreensão. Não sei se é legal ou não decretar os serviços mínimos neste caso e deixo aos tribunais a decisão. Mas como cidadão interessa-me saber a questão do parecer transformado em despacho, porque quero saber quem aldraba quem – se os Sindicatos, se o Ministério. Isto é: quero ter uma informação correcta. Lamento que a TSF, que é a rádio que normalmente me informa, não o faça.

Outra nota, para ainda melhor compreensão. Independentemente de saber se os serviços mínimos decretados são legais ou não, é para mim muito claro que o que é, não ilegal, mas eticamente reprovável e digno do maior desprezo é a convocação da greve para os dias de exame. Quem me conhece sabe que defendo sempre os professores contra os ataques injustos de que muitas vezes são alvo. Neste caso, os Sindicatos dos Professores não têm direito a defesa; espero que os professores lhes dêem a resposta.