2011/08/16

PALAVRAS A MEIO DE AGOSTO…


Leio no Público de hoje (16 de Agosto) que Nuno Crato, ao discursar ontem em Gouveia, terá dito que “(m)ais do que computadores ou quadros interactivos o que mais falta faz nas escolas é empenho”. Como não conheço o texto completo do discurso tenho de cingir-me a esta informação, que aliás é reforçada por outra, mais abaixo na notícia, a qual refere que o empenho pedido abrange todos – professores, alunos, pais.

Nada a opor à ideia de que uma escola empenhada é importante, porventura essencial, para o êxito. A investigação comprova-o abundantemente. Dizer que esse empenho faz mais falta do que computadores ou quadros interactivos (que são hoje, felizmente, materiais que muitas escolas têm ao serviço) é, a meu ver, infeliz. Sobretudo por vir de um Ministro da Educação, que dá assim um sinal aos professores pouco “empenhados” no uso nas tecnologias (e são tantos!) para não lhes prestarem atenção.

Eu esperaria que um Ministro da Educação português, no século XXI, encontrando as escolas do seu país bastante bem equipadas com as chamadas TIC, o que representou um esforço financeiro assinalável, continuasse a apoiar o seu uso e sobretudo visando a melhoria no seu aproveitamento, ainda bastante limitado.

Dito isto, quero reforçar que continuo a pensar que o professor será sempre o elemento chave na esola. Em 1997 escrevi:

“Ninguém advogará que (o professor) se esqueça dele próprio; pelo contrário, há uma certa unanimidade na conclusão de que a figura do professor será sempre indispensável no processo educativo. As tecnologias dificilmente produzirão substitutos do homem no que ele tem de característico, ou seja a sua humanidade. A inteligência artificial, que tem conhecido desenvolvimentos muito grandes e é já hoje utilizada em educação, poderá mais tarde ou mais cedo encontrar terreno para produzir programas nos quais a interacção pareça ser com um humano, mas não mais do que isso; a realidade virtual não é nem será mais do que realidade virtual. A comunicação face-a-face, a atenção não estandardizada, a emoção autêntica, terão sempre de existir numa relação pedagógica profunda. É nesse sentido que o professor jamais será substituído pela tecnologia.” (Tecnologias da Informação e Comunicação na Aprendizagem. Lisboa: ITE)

Mas ignorar as TIC? Em 2011? Prof. Nuno Crato, pense bem no que anda a dizer e a fazer…

2011/08/14

CINQUENTA ANOS


Em 1961, nos princípios de Agosto, regressei dos Açores (mais precisamente da cidade da Horta, na ilha do Faial) onde acabara o meu segundo ano lectivo como professor do Liceu. Tinha sido uma experiência interessante, ainda que me tivesse custado o afastamento de Lisboa. Nesse tempo viver no Faial não tinha nada a ver com o que se passa hoje: só se podia chegar lá de barco, as comunicações eram difíceis (por exemplo, falar ao telefone para o “continente” impunha fazer um pré-aviso, ou seja, nada de automatismos…), a televisão ainda não chegara e mesmo cinema era raro e, naturalmente, com filmes fora de prazo. Mas tudo isso era (foi) compensado pela riqueza humana dos açorianos.

Bom, mas o que veio à minha memória teve que ver com um evento que faz hoje cinquenta anos. A vida que fiz no Faial permitiu-me poupar alguns escudos. Antes de regressar a Lisboa aproveitei e tirei a carta de condução (tem a matricula H-1631 5, sendo o H o referente a Horta) e comecei à procura de um automóvel, em segunda mão, de preferência um Volkswagen, porque aprendera num “carocha”. No dia 14 de Agosto fechei o negócio e tornei-me possuidor do veículo com a matrícula GD-69-39, que me custou 39 000#00 (ou seja, em euros actuais, mais ou menos 195!). Claro que não paguei a pronto, dei uma entrada e o resto paguei em 24 meses. Foi, de certo modo, o realizar de um sonho, porque sempre desejara ter um automóvel, e o esforço de poupança feito ao longo do ano, facilitado por na Horta não haver muito mais para gastar do que pagar comida e alojamento permitiu-me, mais cedo do que julgava, cumprir esse sonho.

Ao longo destes cinquenta anos tive vários automóveis – uma dúzia, ao todo, o que dá uma média de 1 a cada 4 anos e pouco – e, agora, com um tipo de vida que não impõe um carro às ordens, prescindi desse “luxo”. Antecipei a crise… Custou-me um pouquinho, mas na verdade foi o mais sensato que fiz. Com o que poupo em seguro, combustível, garagem – dá para que sempre que necessário usar o táxi e, se quiser viajar, alugar um auto, com a vantagem de ser sempre um veículo quase novo.