2021/02/06

 

EM TEMPO…

Depois de ter publicado o texto de ontem, soube que a Direcção-Geral de Educação divulgara, no passado dia 3, o documento “Contributos para a implementação do ensino a distância nas escolas” (ver aqui), no qual são dadas orientações para a preparação das actividades lectivas a distância das próximas semanas.

Não é, propriamente, o plano a que me referia ontem, mas considero ser um elemento importante para as escolas e professores, na medida em que, apelando à sua autonomia, caracteriza o que são (ou podem ser) actividades síncronas e assíncronas, fornecendo indicações pertinentes sobre a construção dessas actividades.  

Salientem-se dois aspectos, um mais relevante do que outro: a consideração do papel do professor titular/director de turma/coordenador de Curso em todo o processo; e a manutenção da forma correcta de grafar (e dizer) “ensino a distância” e não “ensino à distância”.

2021/02/05

 

ENTENDO AS DIFICULDADES, MAS…

Desde o verão que não comento o que está acontecendo no campo da educação. É muito complicado ter de tomar decisões quando se enfrenta a incerteza e existem pressões várias em direcções opostas. Mas a situação em que a pandemia colocou o sector, e que num primeiro momento até foi relativamente bem resolvida, tem agora um outro desenvolvimento e importa reflectir sobre ele.

Praticamente em todo o mundo a Covid-19 fechou escolas e ensaiaram-se modelos de ensino a distância. Seria espantoso que de um momento para o outro tudo funcionasse muito bem. Centrando-nos no caso português, apesar de há mais de trinta anos os nossos professores estarem familiarizados com as tecnologias de comunicação e de existirem centros onde se têm desenvolvido experiências importantes, não se poderia esperar que, como num acto de mágica, todas as escolas e todos os professores dessem a resposta adequada ao desafio lançado. E temos de acrescentar a falta de computadores, quer nas escolas, quer em muitos alunos, e os problemas da rede. E muitos outros – dos quais, porque muito debatido, avulta o problema dos alunos mais carenciados, que continuariam a ver agravadas as desigualdades em relação aos colegas mais protegidos.

As promessas explícitas de Abril de 2020 de fornecimento de equipamentos para ao alunos e de condições de acesso favoráveis à rede de alto desempenho para este ano lectivo foram feitas em vão. Lamentavelmente. Eu entendo as dificuldades, mas…

Disse na altura que não perdoaria ao Primeiro Ministro se falhasse esse objectivo. Isto porque eu pensava que, numa previsão de continuidade da pandemia no novo ano lectivo, o Ministério da Educação desenvolvesse um plano, no qual as escolas e professores teriam certamente um papel central, com duas ou mais alternativas, claramente enunciadas, em que o ensino a distância, não como substituto do ensino presencial mas como seu adjuvante, fosse contemplado. Respeitando a autonomia e a flexibilidade curricular desejadas e que neste caso se justificariam redobradamente.

Foi com perplexidade que percebi que tal plano não existia. A insistência em manter as escolas abertas quando parecia que tal estava a contribuir para piorar a pandemia avolumou a minha suspeita. Ninguém defende que o ensino a distância seja mais eficaz do que o presencial, em especial nas primeiras idades. Mas ignorar as suas virtualidades se integrado num plano adequado parece-me desajustado.

E agora? Vamos ver como corre esta segunda fase. Será que dela se poderá partir para um repensar de uma escola diferente?

   

2021/02/04

 

REGRESSO

Há pouco mais de cinco anos, associei este blog a um outro, A Destreza das Dúvidas, na sequência de um amável convite que muito apreciei, até porque se tratava de um blog colectivo que, na altura, contava com uma colaboração variada. Desde então, os meus posts passaram a ser publicados simultaneamente nos dois blogs, com periodicidade muito irregular. Com o tempo, porém, as contribuições dos vários colaboradores passaram a escassear, e praticamente o blog A Destreza das Dúvidas tornou-se quase um blog unipessoal, onde de vez em vez aparecia uma entrada diferente – minha.

Aparentemente, o interesse pelos blogs tem diminuído. A rápida evolução das redes sociais, permitindo uma interacção diferente, terão desviado muitos leitores dos blogs. Pessoalmente as redes sociais não me seduzem, ainda que em certos aspectos possam ter grande utilidade. Por isso cheguei a pensar deixar “morrer” A Memória Flutuante, já que a minha colaboração n’ A Destreza das Dúvidas estava, na prática, terminada.

Contudo, verifiquei ontem, com surpresa, olhando as estatísticas fornecidas pelo Blogger, que diariamente ainda passam por aqui dezenas de leitores. Mesmo que isso aconteça casualmente, esse facto não deixou de me impressionar. E reflectindo, senti-me quase obrigado a retomar o contacto com esses leitores passantes ou (eventualmente) antigos frequentadores do blog.

Deste modo, A Memória Flutuante retoma hoje a sua publicação.

Com gosto por regressar.