2009/03/08

Entretanto... (1) O Magalhães

Nos muitos meses da minha ausência neste blog, coisas aconteceram que (talvez) mereçam uma referência. Comecemos pelo Magalhães (podia ser outro o nome, claro).
O Magalhães é, estou certo, uma excelente concretização para todos os professores e educadores que de há muito perceberam que a escola do futuro ou será suportada pela tecnologia ou não será escola. Se está ou não a ser usado com propriedade, se tem ou não problemas (o mais recente, o tal software traduzido por quem não domina a língua portuguesa), tudo isso é mais ou menos irrelevante face àquilo que o Magalhães representa nas escolas portuguesas.
O resto, toda a animosidade de vários sectores e com várias matizes, é politiquice. Incluindo esta última, a de se querer que o Primeiro Ministro assuma a responsabilidade dos erros de português do jogo incluindo no Magalhães. Claro que o último responsável é sempre responsável pelas asneiras de outros menos responsáveis (na cadeia hierárquica, santo Deus, existe sempre tanta irresponsabilidade...). E depois?