2007/01/19

Mudança


Preparo uma mudança – por ora, só do meu gabinete… Dentro de alguns dias, o Instituto onde ainda conservo o meu gabinete vai mudar-se das suas instalações, fora do campus universitário, para um edifício novo, construído em Gualtar, e no qual estarão também os colegas do Instituto de Educação e Psicologia. Agrada-me a mudança – embora afastado da leccionação, de vez em vez irei ao meu novo gabinete e gosto de estar no ambiente multifacetado do campus, encontrar colegas de outras escolas, ver outros alunos.

O problema é decidir o que fazer com os montes de papel que acumulei em mais de dez anos. O espaço em Gualtar é menor do que aquele que tenho aqui. O problema é que tenho sempre uma enorme dificuldade em desfazer-me de documentos do passado: por isso adiei, até hoje, o começo da tarefa. Tenho mesmo de deitar para o lixo, ou melhor, enviar para a reciclagem, todo esse papel, com algumas excepções, claro; e isso obriga a um certo cuidado na análise do que me passa pelas mãos…

Se tivesse tempo, era capaz de digitalizar muita coisa, mas não tenho (nem tempo e talvez nem paciência). Vou meter mãos à obra, e estou certo que nesta tarefa a minha memória flutuará, ao gosto deste blog, com muita frequência… Aqui é uma tese de mestrado que me agradou especialmente e da qual não me quero desfazer; ali, é um dossier de um grupo de trabalho complicado que, por isso, quero igualmente conservar… Ou um jornal com uma notícia que no tempo foi importante… ou uma fotografia… E, sinal dos tempos, uma disquette de 1.44 guardada num envelope da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança da qual não tenho mesmo memória alguma…

Apesar de tudo, não vai ser desinteressante este trabalho!

2007/01/15

E esta, hein?

Acabo de publicar a justificação para não ter acesso a comentários, e que vejo? Que nesse post já são permitidos... Bom, agora só falta conseguir eliminar os vocábulos esquisitos (como "postado" por publicado)...

Uma justificação


Durante a minha ausência houve alterações na estrutura do blogger. Acontece que, ao “migrar” para o novo modelo, perdi a funcionalidade de permitir comentários, embora uma exploração mais ou menos cuidada do “template” permita ver que tal funcionalidade está lá. As minhas fragilidades informáticas não me permitiram, até agora, resolver o problema, mas espero consegui-lo, mais dia menos dia…
Com este post, apenas quero que os meus leitores saibam que não me tornei autista, repudiando comentários, mesmo correndo o risco (que já aconteceu) de ter de ler um ou outro bem pouco próprios.