2007/01/06

O fim da pausa


Não sabia se ia demorar um mês ou um ano, apenas sabia que um dia teria de voltar. Esse dia acontece hoje. Preciso explicar porquê? Penso que vale a pena, até para que eu próprio compreenda o impulso que me levou a abrir a pasta “Memoflu” onde guardo todos os meus posts, arrumar os de 2006 e abrir este documento ainda sem título.

Ter-me-á passado a náusea que levou à pausa? Estava na altura a passar um momento menos bom, e o meu normal optimismo sofrera um profundo abalo. Senti demais a aposentação, mesmo que dourada pelo termo jubilação, ou até por isso mesmo. Na minha área de interesse maior, a educação, tinha de admitir que as coisas corriam mal, de ambos os lados das querelas que todos lembramos. E não me sobrava ânimo para argumentar. Antes que treslesse, decidi parar.

Como costuma acontecer em outros aspectos da minha vida, a minha decisão implicou o corte total – a paragem não foi só da Memória mas também contemplou as visitas que habitualmente fazia aos blogs habituais, mesmo aos amigos.

Ao longo destes quase seis meses, com tempo livre (ainda que relativo: tenho teses a orientar e um ou dois projectos em curso), pude reflectir e chegar à conclusão que devia regressar. Percebi, em meia dúzia de ocasiões, que havia quem lesse e de algum modo apreciasse o que escrevia. Sinceramente, nunca foi esse um objectivo quando lancei a Memória: mas o descobri-lo foi importante.

Faltava então um passo para regressar: que a náusea já não existisse. E percebi que ela tinha passado quando comecei a ser capaz de rir perante algumas das situações que, há meses, me perturbavam.

Por isso regresso. Com vontade de concluir alguns temas que deixei em aberto e sempre pronto a deixar fluir a minha memória. Com vontade de voltar a visitar os blogs amigos e participar, sempre que oportuno, nos comentários.

E como estamos ainda no princípio do ano, um feliz 2007 para todos!