2008/01/25

Segunda declaração de intenções


Resisti muito tempo a publicar o “meu” blog, mesmo depois de ter experimentado com os meus alunos as suas virtualidades em termos de comunicação. Devo dizer que inicialmente os blogs pareciam-me representações de narcisismo tolo. Quando mudei o meu pensamento e me decidi, assumi claramente que queria com ele recuperar memórias de um passado que para mim foi rico de experiências, sem enjeitar a possibilidade de comentar o que vai acontecendo e tenha, para mim, certo significado. Curiosamente, não pensei muito na sua difusão e até fiquei quase surpreendido quando comecei a ter algumas visitas regulares, e alguns comentários interessantes. Identifiquei umas duas dúzias de outros blogs que de vez em vez visitei e por vezes comentei, evitando banalizar o comentário.

A uma dada altura regressaram as dúvidas (sem dúvida ampliadas pela minha aposentação) e a Memória teve larguíssimos períodos de inactividade. Regressa agora com a intenção de se manter. Talvez para me obrigar a andar menos distraído no que se refere às coisas que me interessam, à cabeça as da educação. Tive esperanças que neste sector se avançasse mais do que tem acontecido, não porque não se tenham tomado medidas importantes e por vezes necessárias, mas porque não se cuidou de como favorecer a mudança. E se há coisa difícil de aceitar na vida dos professores (e não só deles) é a mudança!

Portanto, o regresso de A Memória Flutuante mantém a mesma intenção inicial: deixar fluir a minha memória em relação a um passado rico que vivi sem deixar de estar atento ao que se passa, em especial no mundo da educação, o que mais me preocupa de facto. Ao regressar como autor, voltarei também certamente ao comentário de blogs amigos. A começar em Fevereiro: vou ter agora um curto período de férias…

2008/01/22

Recordando os meus tempos de fumador


A Memória flutuante procura ser isso mesmo, flutuar ao sabor dos acontecimentos. Por isso adiciono ao post desta manhã o que relembro da minha longa vida de fumador.

O meu pai era um grande fumador, o que terá apressado a minha primeira experiência, mesmo assim relativamente tardia – andava eu no 3º ano do liceu, que corresponde, agora, ao 7º. Lembro-me perfeitamente: o meu pai guardava um maço de cigarros na mesa-de-cabeceira e um dia surripiei um. Era um UNIC e soube-me terrivelmente mal. Mas, como sempre acontece, apesar de não ter gostado, acabei por reincidir, ainda que só uns largos anos depois me tornasse fumador regular. Desses tempos “iniciáticos” recordo marcas como os Três Vintes, os Vera Cruz, os VIC (todos sem filtro). Fixei-me muito mais tarde nos cigarros Porto e SG, e também fumei, com agrado, Negritas, que “misturava” com tabaco mais leve. Nos anos 60 comecei a fumar cigarrilhas (Melior, que eram umas cigarrilhas pequenas, muito saborosas, Wilhelm II) e no final da década praticamente comecei apenas a fumar cigarrilhas ou charutos pequenos, Ritmeester e sobretudo Mercator). Cigarros, nunca mais! Nunca me dei bem com charutos de grandes dimensões, que normalmente tinha de deixar a meio…

Nos Estados Unidos tive de me contentar com as King Edward, que nunca me satisfizeram completamente.

Tive também um longo período em que fumei cachimbo, mas nos intervalos das cigarrilhas, que ficavam para o pós-café do almoço e do jantar. Marcas do tabaco de cachimbo? Players, o melhor, mas também Ânfora, e até o português Gama (creio eu que era assim que se chamava).

Por vezes perguntam-me por que deixei de fumar. Na verdade, aconteceu por uma razão subjectiva: deixou de me dar prazer. Quando percebi que fumava porque era costume fumar, tentei contrariar o hábito e em pouco tempo passei a ser não fumador. Dizem-me que nunca tomei o vício: talvez seja verdade. De qualquer modo, uma coisa é certa: sinto-me muito bem sem tabaco.

Prós e contras – vê-se, ouve-se e lamenta-se

É um programa interessante e quase sempre revelador. O de ontem não foi excepção.
Certamente a democracia suporta que todos tenham a sua opinião, e até que se possa ter opiniões tolas – até tem graça. A democracia também aceita que se possa ser mal-educado, pelo menos um pouquinho – porque uma má criação muito desabrida é desagradável.

O que estava ontem em debate, a célebre lei do tabaco, era de molde a sugerir o que o programa foi: depois dos dislates que já tinham sido proferidos pelos cronistas do costume (escuso de os nomear, porque estão sempre na brega), o que se poderia esperar? Pois por muito que estivesse disponível para quase tudo, fiquei sem palavras com a intervenção da polivalente convidada Doutora Fátima Bonifácio, que (na linguagem popular) se “passou” ao defender o direito ao fumo, não hesitando em chamar o testemunho familiar da mãe de 98 anos que viveu saudavelmente em ambiente viciado. Das suas ideias sobre educação (e neste blog creio já ter falado dela) discordo, mas, enfim, que se há-de fazer, de educação toda a gente fala e tem soluções com excepção dos que a estudam. Das suas ideias sobre os malefícios, não do tabaco mas da lei que visa proteger quem não é fumador, discordo e acho-as espantosas vindas de quem tem formação académica e agride de tal forma a investigação médica.

Para que se saiba: fui fumador de cigarros, cachimbo, cigarrilhas – mais ou menos por esta ordem… – e deixei de fumar, por decisão própria, em 2001. Quando estive nos Estados Unidos, já há vinte anos não podia fumar em praticamente todos os recintos fechados; na Biblioteca da minha Universidade havia uma sala própria para quem queria fumar, o que hoje já não é possível. Ao deixar o tabaco não me tornei por isso anti-tabagista, considerando que todos têm o direito de fumar, mas comecei a verificar quão incómodo é para quem não fuma estar num ambiente de fumo. Por isso estou de acordo com a lei, que não violenta mais os cidadãos do que aquela que impede que na auto-estrada eu circule a mais de 120 quilómetros por hora. O motivo é o mesmo: tentar preservar a vida dos outros e, provavelmente, baixar os custos em desperdícios (de saúde ou sucata).

2008/01/21

O dia de Martin Luther King, Jr.


Oiço na rádio que hoje, nos Estados Unidos da América, se celebra o dia de Martin Luther King. Inicialmente fico surpreso: tinha a ideia do dia 15 de Janeiro como o dia do seu nascimento. Num segundo momento recordo que é um dos feriados federais móveis, ou seja, são marcados para coincidir com uma segunda-feira próxima do evento que se quer comemorar.

Acontece que em 1990, quando eu estava nos Estados Unidos, o dia 15 de Janeiro foi numa segunda-feira. A minha memória ainda funciona… Recordo que na altura o feriado ainda não era respeitado em todos os Estados, porque não havia consenso quanto ao mérito do homenageado. A própria decisão de instituir o dia a ser observado nacionalmente teve a sua história de dificuldades. Por outro lado, o feriado é relativamente pouco observado, não havendo uma obrigatoriedade estrita para o efeito. Por exemplo, há escolas que não dão feriado, embora creia que a grande maioria o faça.

Neste ano, em que Obama é candidato à presidência dos Estados Unidos, haverá maior simbolismo no dia de Martin Luther King (acrescido à já célebre frase de Hilary Clinton) e maior aproveitamento da ocasião? A ver vamos…