2005/06/30

As Crónicas na RUM (14)


Realizou-se ontem a Gala do Desporto na Universidade do Minho, que vai na 5ª edição, e que como o nome deixa entrever se destina a galardoar os alunos e técnicos que se distinguiram em diversas modalidades desportivas na época de 2004-2005.

A nossa Universidade tem tido, e continua ter, um excelente registo no que se refere à prática desportiva dos seus alunos, que competem regularmente em provas nacionais e internacionais com resultados muito interessantes. Isto tem naturalmente a ver com as infra-estruturas que são disponibilizadas para a prática desportiva e que são efectivamente utilizadas, mas também com o trabalho dos técnicos, amplamente reconhecido pela comunidade académica.

A Gala de ontem teve, contudo, um interesse adicional: a apresentação de um programa de apoio aos alunos da Universidade do Minho que são atletas de alta competição. Muitos não saberão que a nossa Universidade tem como alunos quase duas dezenas de jovens que gozam desse estatuto. Ora como todos sabemos, as exigências de preparação desses atletas implica um estilo de vida que não se pode assemelhar ao de um estudante normal – e por isso a lei prevê, em estatuto próprio, que no campo académico existam, para esses alunos, condições especiais. Para além delas, porém, os Serviços de Acção Social propuseram aos órgãos próprios da Universidade a criação de um programa especial de apoio, que teve a designação de TUTORUM, e foi esse programa que foi apresentado ontem, antes da Gala, em conferência de imprensa.

O TUTORUM – como o nome deixa entrever – é um programa de apoio tutorial que visa dar aos alunos atletas de alta competição um enquadramento adequado para que eles consigam melhores resultados nos seus estudos, compatibilizando o esforço exigido na sua preparação física e desportiva com o que é indispensável para obter rendimento como estudante.

Este tipo de programa é pioneiro em Portugal, embora a legislação existente preveja acções deste tipo. Envolvendo a Reitoria da Universidade, o Conselho Académico, Serviços Académicos e Serviços de Acção Social, a figura chave deste programa é a do tutor, que acompanhará o estudante tendo em vista um grande objectivo de índole académica: que o estudante consiga obter, no ano escolar, pelo menos 50% dos créditos referentes às disciplinas em que se encontre matriculado. Esta é aliás uma condição indispensável para que o atleta se mantenha no programa.

O desporto é, em todo o mundo, um factor de desenvolvimento cuja importância não é sequer necessário realçar. A Universidade tem todo o interesse em fomentá-lo entre os seus estudantes, e em apoiar os melhores. O que não pode, ou não deve, é ter em menor atenção o objectivo primordial da sua acção – que é o êxito académico. Esperemos que o TUTORUM, em boa hora sugerido e agora em prática, se revele um elemento positivo para os nossos estudantes atletas de alta competição.

Até para a semana.




Sem comentários: