2008/01/21

O dia de Martin Luther King, Jr.


Oiço na rádio que hoje, nos Estados Unidos da América, se celebra o dia de Martin Luther King. Inicialmente fico surpreso: tinha a ideia do dia 15 de Janeiro como o dia do seu nascimento. Num segundo momento recordo que é um dos feriados federais móveis, ou seja, são marcados para coincidir com uma segunda-feira próxima do evento que se quer comemorar.

Acontece que em 1990, quando eu estava nos Estados Unidos, o dia 15 de Janeiro foi numa segunda-feira. A minha memória ainda funciona… Recordo que na altura o feriado ainda não era respeitado em todos os Estados, porque não havia consenso quanto ao mérito do homenageado. A própria decisão de instituir o dia a ser observado nacionalmente teve a sua história de dificuldades. Por outro lado, o feriado é relativamente pouco observado, não havendo uma obrigatoriedade estrita para o efeito. Por exemplo, há escolas que não dão feriado, embora creia que a grande maioria o faça.

Neste ano, em que Obama é candidato à presidência dos Estados Unidos, haverá maior simbolismo no dia de Martin Luther King (acrescido à já célebre frase de Hilary Clinton) e maior aproveitamento da ocasião? A ver vamos…

Sem comentários: