2005/11/15

Contagem decrescente


Mesmo quando sabemos que certas coisas vão acontecer, o nosso grau de preparação para elas nem sempre é bem calculado. De há um tempo a esta parte venho perspectivando um momento que nem sei bem como classificar, mas que tenho para mim vai ser difícil. E hoje dei o primeiro passo formal, fechado com uma assinatura “igual à do Bilhete de Identidade”, iniciando a contagem decrescente para, daqui a 156 dias, ser obrigado a cessar as minhas actividades como professor no activo. Resta-me a consolação de não poder ser privado da minha condição de professor “inactivo” (ou seja, jubilado), embora espere transformar esse tipo de inactividade em muita actividade – enquanto a saúde me permitir. Mas ao longo desta manhã a ideia da contagem decrescente tem-me tomado mais tempo do que eu desejava. A ponto de decidir colocar este post, como que a exorcizar pensamentos que neste momento não desejo.

Voltarei – quando estiver mais livre.

3 comentários:

Anónimo disse...

Varela de Freitas,
Sabe que me surpreendeu com esta sua apreensão, quanto ao futuro próximo?... É verdade! E sabe que mais?... Penso que tenho razão para tal. É que lendo os seus "posts", nada me leva a pensar que a sua "inactividade" venha a ser um problema, porque, por natureza, não é inactivo e ao longo do tempo exercitou bem essa faceta, pelo que, acredito eu, apenas irá descobrir outras ocupações por que distribuirá o tempo livre.
Como problema, ficará a saudade dos alunos, dos colegas, do ambiente de trabalho, do exercício como professor, mas isso poderá ser amenizado, fazendo umas visitas, se acabar por sobrar-lhe algum tempo, após a redistribuição, coisa de que duvido e muito.
Abraço e boas ideias para excelentes projectos futuros.

saltapocinhas disse...

inactividade? acho que essa palavra não fará nunca parte do teu vocabulário!!
Sabes, tenho pena das pessoas que se dedicam apenas e só ao trabalho e que não sabem fazer outra coisa. Mas de ti? Se precisares duma listinha do que podes e deves fazer, eu forneço-ta! :-)

Cândido M. Varela de Freitas disse...

Agradeço as palavras amigas - de colegas, sendo uma (ciucunstancialmente) aluna. Claro que não penso ficar inactivo - mas vai ser diferente. Julgo que esta situação só quem passe por ela a pode avaliar, e aí entra muita coisa de pessoal. Mas enquanto tiver saúde não vou passar a vida a dormir, ver televisão e ler jornais...