2005/06/24

O santo popular da minha meninice…


… era S. Pedro. Isto porque vivia no Seixal, que tem as suas grandes festividades a 29 de Junho. Nessa altura, adorava a festa, não tanto por ela mas porque havia nos tabuleiros dos vendedores uns suspiros maravilhosos (sempre fui muito guloso…). Via a procissão da varanda da minha casa e gostava.

À medida que ia crescendo, o meu gosto por festas deste tipo desvaneceu-se. Ainda criança tive ocasião de estar no Porto na altura de um S. João (julgo que até já referi isso neste blog), mas depois perdi mesmo todo o entusiasmo.

O Santo António, apesar de ter vivido largos anos em Lisboa, nunca me levou a ver as marchas…

Agora, em Braga, o S. João é a grande festa, mas dela apenas me chegará o eco do foguetório. Não é no entanto assim para a maioria das pessoas, que neste dia, aqui, e no Porto, e em muitas outras localidades, fazem da noite dia até às tantas. Por mim, ficarei em casa: e amanhã, feriado, partirei para três dias de descanso em ambiente calmo. Por isso, durante estes dias estarei ausente da blogosfera.

2 comentários:

SaltaPocinhas disse...

Então bom descanso! E eu também não gosto de festas populares mas adoro suspiros! Cá em casa eu e o meu filho bulhamos pelo suspiro maior de todos e mais cru por dentro, enquanto o meu marido e a minha filha fazem caras de nojo!

cc Infopage disse...

Hello,

I am searching around for fresh information
for my cc Infopage.
This website contains 30,000 Information Pages about all kind of subjects.

I just wanted to let you know that I read your blog. I hope you enjoy "Blogging" as much as I do.

I wish you all the luck I can, keep the good work going!

Kind regards,
Jos
http://www.infopage.cc

Today's Tip: Visit cc Infopage about google