2005/06/14

Lembranças de 75


A morte, tão próxima no tempo, de Vasco Gonçalves e Álvaro Cunhal, faz-me recuar trinta anos e pensar nesse ano meio louco de 1975, em que esses dois homens estavam no centro das atenções e dos receios de uma maioria clara (que sempre o foi) de portugueses que estavam com a Revolução mas não com as ideias que ambos defendiam para o futuro de Portugal. Tudo passou, felizmente (digo eu) e hoje não haverá lugar senão para respeito para com as duas personalidades que cessaram a sua passagem na terra, até porque foram sempre coerentes e terão morrido pensando que tinham razão. Temos, os que continuam vivos, de prosseguir o caminho certo para demonstrar que não tinham, como vimos fazendo desde 1975…

6 comentários:

saltapocinhas disse...

Às vezes não sei se a coerência é boa ou má...não foi o Hitler sempre coerente?
Mas, tanto o Cunhal como o Vasco Gonçalves foram duas pessoas importantíssimas da nossa história recente e como tal merece a sua memória todo o respeito e consideração, apesar dos exageros que possam ter tido...Também quem não cometeu exageros nessa época?

«« disse...

cara Saltapocinhas, essa sua opinião era a que estava desenvolvendo num texto que acabei por não publicar pelo respeito que um morte "qualquer" me merece. Confesso que fico sempre meio desgostoso com esta vontade de se dar importancia, depois da morte, a toda a gente, independente do discurso. Ontem por exemplo fiquei triste com a desproporcionalidade de tempo de antena que deram a Cunbhal comparativamente a Eugénio de Andrade

Anónimo disse...

Nós não vamos dizer nada sobre o que escreveu aqui mas queremos dizer que gostamos muito das suas respostas,são muito divertidas, e giras, e também ficámos gratas, e agradecemos muito.
Vanessa,Vanessa e Catarina.

Anónimo disse...

Olá Varela de Freitas!
Em primeiro lugar, pedimos desculpa por não falarmos sobre o que aqui escreve.
As suas respostas eram muito,muito divertidas.Concordamos que todos os dias são nossos.
Adeus,beijinhos.

Ana e Joana.

Anónimo disse...

Muito obrigado senhor Varela de
Freitas...
As suas respostas são muito giras
e muito engraçadas.
Eduardo e André F.

Anónimo disse...

Não sabemos o que escrever sobre o que está aqui mas queriamos agradecer as suas respostas e desde já dizer que as suas frases são magnificas,excelentes.As suas respostas são melhores do que as nossas perguntas.
Nós queriamos que o senhor nos voltase a responder às nossas pesguntas.
Joana, Bruno e Vitor