2011/08/14

CINQUENTA ANOS


Em 1961, nos princípios de Agosto, regressei dos Açores (mais precisamente da cidade da Horta, na ilha do Faial) onde acabara o meu segundo ano lectivo como professor do Liceu. Tinha sido uma experiência interessante, ainda que me tivesse custado o afastamento de Lisboa. Nesse tempo viver no Faial não tinha nada a ver com o que se passa hoje: só se podia chegar lá de barco, as comunicações eram difíceis (por exemplo, falar ao telefone para o “continente” impunha fazer um pré-aviso, ou seja, nada de automatismos…), a televisão ainda não chegara e mesmo cinema era raro e, naturalmente, com filmes fora de prazo. Mas tudo isso era (foi) compensado pela riqueza humana dos açorianos.

Bom, mas o que veio à minha memória teve que ver com um evento que faz hoje cinquenta anos. A vida que fiz no Faial permitiu-me poupar alguns escudos. Antes de regressar a Lisboa aproveitei e tirei a carta de condução (tem a matricula H-1631 5, sendo o H o referente a Horta) e comecei à procura de um automóvel, em segunda mão, de preferência um Volkswagen, porque aprendera num “carocha”. No dia 14 de Agosto fechei o negócio e tornei-me possuidor do veículo com a matrícula GD-69-39, que me custou 39 000#00 (ou seja, em euros actuais, mais ou menos 195!). Claro que não paguei a pronto, dei uma entrada e o resto paguei em 24 meses. Foi, de certo modo, o realizar de um sonho, porque sempre desejara ter um automóvel, e o esforço de poupança feito ao longo do ano, facilitado por na Horta não haver muito mais para gastar do que pagar comida e alojamento permitiu-me, mais cedo do que julgava, cumprir esse sonho.

Ao longo destes cinquenta anos tive vários automóveis – uma dúzia, ao todo, o que dá uma média de 1 a cada 4 anos e pouco – e, agora, com um tipo de vida que não impõe um carro às ordens, prescindi desse “luxo”. Antecipei a crise… Custou-me um pouquinho, mas na verdade foi o mais sensato que fiz. Com o que poupo em seguro, combustível, garagem – dá para que sempre que necessário usar o táxi e, se quiser viajar, alugar um auto, com a vantagem de ser sempre um veículo quase novo.

Sem comentários: