2006/05/12

Multas…


Leio no Público que de acordo com nova legislação, os banhistas que desrespeitarem os sinais dados pelas bandeiras vermelha e amarela (no que se refere a “ir ao banho” ou a “nadar”) estão sujeitos a multa que pode chegar até € 1,000 (ou seja, duzentos contos na última moeda portuguesa). Nada a dizer quanto à dureza do castigo – muitas dúvidas em relação ao modo de cobrança… Quem fiscaliza, quem multa, como é paga a multa? Isso deve estar previsto, mas mesmo assim, estou a ver um cidadão temerário que se afoitou ao mar com a bandeira vermelha, regressado à praia, a pingar, a ser abordado por um fiscal, fardado (se não tiver farda não tem graça) entregando-lhe um papel: “Faz favor passe para cá quinhentos euros…”

Brincadeira à parte, isto fez-me recordar que nos começos dos anos 50 do século passado havia uma disposição (não sei se nacional se local, em Lisboa) que proibia, sob pena de multa, atravessar as ruas em diagonal. Repare-se: não existia ainda o conceito de faixa reservada a peões, ou seja, era permitido atravessar uma rua desde que fosse em linha recta perpendicular ao passeio. Quem aplicava a multa era a polícia.

Um dia, eu teria os meus quinze anos, talvez, na Avenida Ressano Garcia, onde eu morava, e que ao tempo era uma rua quase sem trânsito, caí na patetice de a atravessar numa longa diagonal. Quando cheguei ao outro lado, lá estava o polícia de dedo em riste. E não é que tive de pagar a multa? O valor da dita era 2$50 (vinte e cinco tostões, como se dizia: qualquer coisa como um cêntimo e pouco dos nossos dias – mas sem correcção, claro). De qualquer modo, para um rapazola era dinheiro – dava para ir ao cinema para os lugares mais baratos…

Não tenho ideia como essas multas acabaram, mas como nunca mais vi ninguém ser multado, tenho a impressão que eu terei sido dos poucos a sentir o peso da lei.

A terminar: não quero que fique a impressão que sou contra a tentativa de eliminar nas praias comportamentos de risco; apenas me pergunto como vai ser na prática a acção preventiva e punitiva.

1 comentário:

MJMatos disse...

Quando vi essa notícia, o meu comentário foi se a multa era aplicada antes ou depois do afogamento, 8-). A propósito, nunca foi multado por falta de licença de isqueiro?