2006/01/08

Vergonha


O dicionário Houaiss dá, entre várias, a seguinte definição de vergonha: “sentimento penoso causado pela inferioridade, indecência ou indignidade”. Em princípio, só me envergonho se eu próprio estiver em causa. Mas, por vezes, envergonho-me por contaminação, isto é, se o facto causa de vergonha também me afecta. A gradação da vergonha depende de vários factores – e para mim, o mais importante é a proximidade. É máxima se for eu o autor de actos que depois me façam ter o tal sentimento penoso. Mas é também muito grande se os actos praticados puderem, de alguma maneira, serem associados à minha pessoa, ainda que nada tenha a ver com eles.

Hoje, ao ler os jornais da manhã, senti vergonha.

Não vou dizer porquê. Mas tenho de registar, neste blog, o meu domingo estragado.

3 comentários:

saltapocinhas disse...

??? EU só vi o JN e não tinha nada de especial na capa... que jornais andas a ler??

Cândido M. Varela de Freitas disse...

Peço desculpa.
Creio que não devia ter publicado o post... Na verdade, não fui (nem devia ser) claro e isso confunde os leitores. Portanto devia ter "engolido" a minha vergonha. Peço desculpa, repito (e já agora, o que me perturbou não vinha nem no JN nem na capa de qualquer outro jornal...)

saltapocinhas disse...

Não devias ter engolido nada! Umas das coisas boas de um blog é que é optimo para desabafar...mesmo que os outros não compreendam, ficamos mais leves. Mas olha eu também sinto muitas vezes vergonha, normalmente é enquanto vejo telejornais. Há notícias que nos envergonham como portugueses ou como ser humanos...