2005/12/08

Sport Lisboa e Benfica

O desporto também faz parte da minha memória. Aprecio o desporto, em geral, e o futebol em particular. Recordo que comecei a ver futebol a sério levado pelo meu Pai; até aos dez anos vivi no Seixal e muitas vezes fui, com ele, ver jogos do clube local, o Seixal Futebol Clube, ao campo do Bravo (creio que era assim que se chamava).
Recordo, ainda, que comecei ainda criança a seguir os jogos pela rádio, quando a então Emissora Nacional transmitia os resumos da primeira parte e relatos da segunda… Como meu irmão mais velho era do Benfica, eu dizia que era do Sporting, mas à medida que cresci, apesar da época de ouro do clube, com o Azevedo e os cinco “violinos”, um dos quais cheguei a ver jogar no Seixal – o Albano – a minha afeição clubista amarrou-me a duas instituições: uma, por influência directa do meu Pai, que foi casapiano, o Casa Pia Atlético Clube, clube de que sou sócio há mais de cinquenta anos; outra, não sei explicar porquê, o Benfica. Não foi por causa do Eusébio, porque antes do Eusébio já me sentia do clube. A minha condição de adepto não me leva, no entanto, a ir ver muitos jogos ao vivo; mas sigo com interesse os campeonatos e desejo, naturalmente, os êxitos do meu clube.

Por isso deixo aqui registada a vitória que ontem o S. L. B. obteve no confronto com o Manchester United, fruto de um excelente jogo de futebol que de facto me fez lembrar as muitas “quartas-feiras” europeias de há quarenta e trinta anos… Não posso no entanto deixar de pensar que nesses tempos o Benfica se orgulhava de não ter nas suas equipas jogadores estrangeiros (Angola e Moçambique não eram, na altura, assim considerados…) e que ontem a equipa jogou apenas com quatro. Sinais dos tempos…

Sem comentários: