2005/11/29

Professores?


No caminho para a Universidade, embora curto, oiço como habitualmente a TSF. Hoje, em vez do António Peres Metelo, escuto uma reportagem sobre uma greve de professores de um (ou do, não percebi) agrupamento de escolas de Paço d’Arcos. Motivo? O prolongamento do horário escolar. Uma professora, madrugadora, presta declarações. À medida que fala, começo a desconfiar: professora? Para ela, é óptimo que os meninos fiquem mais tempo na escola para “actividades extra-curriculares”, como o xadrez, o desporto, o Inglês (nesta altura repara que escorregou e tenta reparar os danos). Mas tudo dado por “monitores”, porque os professores apenas têm de preparar as lições e não estarem com os meninos fora das aulas, em actividades para as quais não têm preparação. Oh sacrossantas aulas! Oh sacrossanta “componente lectiva” (quem terá inventado esta termo?)!
O seu discurso é apoiado depois por uma senhora do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa que refere o grande exemplo deste agrupamento: que o país ponha os olhos em Paço d’Arcos porque ali estão os que lutam pela dignidade profissional.

Tudo bem, a greve é um direito, que o exerçam. Mas por favor, não com argumentos que só se voltam contra, essa sim, dignidade profissional de que se deveriam orgulhar. Ainda temos, infelizmente, muito caminho a percorrer para que se perceba qual é o verdadeiro papel dos professores nos dias de hoje.

3 comentários:

saltapocinhas disse...

quando descobrires quem inventou o "não lectivo" e o "extra-curricular" avisa para eu lá ir dar-lhe uma sova!

Anónimo disse...

Boa altura para trazer à memória o processo de elaboração do estatuto da carreira docente. Quem se recorda?

Anónimo disse...

carissimo, caso nao saiba, pois li no correio da manha, uma das actividades nesse agrupamento é karaoke...pelo seu texto tambem partilha da ideia que os profs de portugues devem ir recitar poesias e dizer umas graçolas aos alunos do 1º ciclo (palavras da ministra)..e ja agora, porque nao os profs do universitario virem dar umas aulinhas ao 1º ciclo?