2005/07/25

Vem aí Agosto…


É em Agosto que muitas vezes têm sido publicados muitos diplomas importantes para a educação, e tudo indica que neste ano o mesmo vai acontecer. Não é certamente o mês em que se espere que a maior parte dos interessados esteja muito atenta ao que sai em Diário da República. Agosto é ainda o grande mês de férias para os professores e para as escolas: desde que Setembro passou a ser o mês de abertura de aulas que a alternativa que ele representava deixou de o ser.

Não falando nas alterações à lei de Bases e à decisão – que considero de importância capital – sobre os esquemas do 1º e 2º ciclos do ensino superior, há situações que carecem de ser explicadas, como por exemplo as dos estágios para os alunos dos cursos de formação de professores, os quais, para além de saberem que vão deixar de ter turmas a seu cargo e deixam por isso de receber uma remuneração, nada mais sabem, embora possam supor. O mesmo se passa ao nível das instituições de ensino superior, que têm uma programação que sabem não podem desenvolver e aguardam que algo seja dito. Como os estágios eram regulados por uma portaria, tem de ser publicada uma nova portaria – muito provavelmente em Agosto… Ainda no ano passado, a então senhora Ministra resolve anunciar os célebres cursos de requalificação de licenciados no último dia do mês de Agosto, obrigando as Universidades a terem de decidir em cinco dias sobre um plano feito sobre o joelho, fazendo dos primeiros dias de Setembro um ciclo mais ou menos infernal. Aguardemos…

Tenho em carteira muitas notas sobre assuntos que têm sido objecto de notícias na imprensa, que tentarei, numa semana que penso seja menos exigente em termos de trabalho, partilhar com os meus leitores.

1 comentário:

saltapocinhas disse...

E eu venho aqui todos os dias à procura de informação que esta "fonte" é mais segura que a do ME!!
Nós, nas escolas, até sexta só sabíamos o que está publicado na net!