2005/07/04

The fourth of July


Permitam-me uma pequena interrupção na minha reflexão sobre estágios e deixem a minha memória recuperar os três “quatro de Julho” que passei nos Estados Unidos da América, em todos eles sendo integrado nas festividades a convite de amigos norte-americanos, que gostam particularmente neste dia em que celebram a sua independência, decidida em 1776, de associar os que sendo estrangeiros podem não perceber o significado do dia (o mesmo se passa com o Thanksgiving, o Dia de Acção de Graças).

Ainda que eles não saibam, nós próprios (falo de minha Mulher e de mim) de algum modo todos os anos lembramos o 4 de Julho, as “barbecues” ou, pelo menos, os cachorros quentes… Ajudaram muito a nossa integração e também o apagar do mito dos Americanos pastilha elástica ou Coca-Cola, que a maior parte não é. Por isso, nesta evocação, envolvo na mesma saudade esses amigos que comigo aprenderam a dizer “bem haja”. A nice holiday!

Sem comentários: