2005/04/23

Internet segura


Um dos problemas que os educadores enfrentam no que se refere ao uso da Internet nos planos de acção das escolas (a Internet tornou-se, naturalmente, o maior centro de recursos para professores e alunos) é garantir que os utentes da rede tenham segurança. Para além de a Internet poder fornecer informações erradas, tendenciosas, há outros aspectos a ter em conta sobretudo se pensarmos nas crianças. O acesso a sites que devem ser proibidos (por exemplo, pornográficos), a possibilidade de se estabelecerem relações com parceiros indesejáveis, fornecendo dados pessoais que podem ser aproveitados de maneira prejudicial, são apenas dois desses aspectos.

Foi com base na necessidade de fazer alguma coisa neste domínio que a Comissão Europeia, através da European Schoolnet, decidiu criar um programa especial, “Safer Internet”, ao qual Portugal se associou por intermédio do Ministério da Educação, sediando-o no GIASE (Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo).

Especialmente dirigido para as escolas, alunos e professores, procura-se com este programa ir muito mais além, envolvendo todas as organizações e pessoas com responsabilidades neste sector. Até nós, bloggers, devíamos pensar um pouco nisso… Espreitem o site da Seguranet (aqui), sobretudo se forem professores e ainda não o conhecerem.

1 comentário:

Anónimo disse...

At the end of Each lesson their will be Valuable FREE Marketing Networks where you will be able to