2021/02/04

 

REGRESSO

Há pouco mais de cinco anos, associei este blog a um outro, A Destreza das Dúvidas, na sequência de um amável convite que muito apreciei, até porque se tratava de um blog colectivo que, na altura, contava com uma colaboração variada. Desde então, os meus posts passaram a ser publicados simultaneamente nos dois blogs, com periodicidade muito irregular. Com o tempo, porém, as contribuições dos vários colaboradores passaram a escassear, e praticamente o blog A Destreza das Dúvidas tornou-se quase um blog unipessoal, onde de vez em vez aparecia uma entrada diferente – minha.

Aparentemente, o interesse pelos blogs tem diminuído. A rápida evolução das redes sociais, permitindo uma interacção diferente, terão desviado muitos leitores dos blogs. Pessoalmente as redes sociais não me seduzem, ainda que em certos aspectos possam ter grande utilidade. Por isso cheguei a pensar deixar “morrer” A Memória Flutuante, já que a minha colaboração n’ A Destreza das Dúvidas estava, na prática, terminada.

Contudo, verifiquei ontem, com surpresa, olhando as estatísticas fornecidas pelo Blogger, que diariamente ainda passam por aqui dezenas de leitores. Mesmo que isso aconteça casualmente, esse facto não deixou de me impressionar. E reflectindo, senti-me quase obrigado a retomar o contacto com esses leitores passantes ou (eventualmente) antigos frequentadores do blog.

Deste modo, A Memória Flutuante retoma hoje a sua publicação.

Com gosto por regressar.


Sem comentários: