2021/02/22


CLARO, HÁ AS REDES SOCIAIS… E OS BLOGS!

Sim, além dos jornais e revistas, há hoje as redes sociais, que se tornaram tão importantes que têm sido determinantes na estratégia de governantes e até do Papa! E antes delas, os blogs, que tendo pedido o seu ímpeto inicial têm resistido por parte de alguns dos seus mais resilientes criadores.

Sou muito crítico das redes sociais em geral, embora acredite que entre as muitas existentes algumas possam cumprir objectivos valiosos para os seus seguidores. Mas     aquelas mais generalizadas vieram piorar consideravelmente a informação disponível, difundindo mentiras que são acolhidas e espalhadas como verdades, lançando confusão nas pessoas, espalhando calúnias que mesmo não provadas resistem ao tempo e perseguem os caluniados, semeando ódios que se multiplicam porque não é fácil seguir o preceito evangélico de ser esbofeteado e dar a outra face para que repitam a agressão. Em tempos aderi ao Facebook, mas nunca fui um “praticante” sustentado, e recentemente encerrei a minha conta.

Os blogs, que em certo sentido podem cair no âmbito das redes sociais, por causa dos comentários abertos, permitindo a troca de ideias, não têm a abrangência das verdadeiras redes sociais. E são muito mais interessantes. No princípio, frequentava vários blogs com alguma assiduidade; com o tempo fui deixando cair muitos deles e hoje talvez visite uma meia dúzia que acho merecerem a pena. Normalmente não comento, a não ser para explicitar, informar ou corrigir o que sei está errado (isso aconteceu já por algumas vezes).

Curiosamente, a maior parte dos blogs sobre educação por que passei recentemente não me deixaram boas impressões. Os professores estão muito ácidos, hipercríticos, e desde a Maria de Lurdes Rodrigues decidiram que seja quem for para o Ministério é incompetente – a competência parou neles. Paciência.

Sem comentários: