2021/02/10

 

A TER EM CONSIDERAÇÃO

Leio no Público de hoje que o novo responsável pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), o Prof. Fontainhas Fernandes, irá liderar um grupo de trabalho com a missão de analisar as recomendações do Conselho Nacional de Educação sobre as condições de acesso ao ensino superior, recomendações essas que põem em causa os pesos das classificações no ensino secundário, admitindo que universidades e politécnicos deveriam ter maior responsabilidade na admissão dos seus alunos.

É uma boa notícia. Reconheço que não será fácil encontrar uma solução que seja facilmente aceite, mas pelo menos, serão discutidas opções. Lembro-me que nos finais dos anos 80, estava eu em Faro na Escola Superior de Educação, facultámos instalações para que um pequeno grupo de professores da Faculdade de Medicina de Lisboa entrevistasse creio que umas duas dezenas de alunos do Algarve que pretendiam entrar nessa faculdade. Não sei em que condições foi isso autorizado nem os seus resultados. Mas era óbvia a ideia de poder acrescentar aos conhecimentos do secundário as motivações e condições psicológicas para a profissão que os alunos pretendem seguir.

No caso dos cursos de formação de professores seria igualmente muito importante uma entrevista que contasse para a decisão de admissão de candidaturas. Repito, reconheço que não será fácil encontrar uma solução. Mas fiquemos atentos, na expectativa do que possa acontecer.

Sem comentários: