2009/05/06

Valha-nos... sei lá quem ou o quê! (2)

Isto de ter tempo livre leva a que se veja mais televisão. Não costumo ver muito os concursos, mas de vez em quando, lá espreito. O actual, na RTP1, como o anterior, faz perguntas de cultura mais ou menos geral. Para algumas delas não faço a mínima ideia da resposta certa, e às vezes admiro-me como os concorrentes as sabem. Outras questões relevam, porém, de aprendizagens que a escola deve ter proporcionado. E aí, tem-me horrorizado a ignorância dos concorrentes, sendo que alguns até se apresentam como estudantes de mestrado (e disseram-me que mesmo um dizia que estava a fazer um doutoramento numa área em que não soube uma das perguntas!). É admissível um jovem escolarizado não saber o que é um anemómetro ou que o granito é composto por quartzo, feldspato e mica?
Eu sei que o que está em causa é complicado de discutir, e eu próprio, desde há muitos anos, tenho defendido que é necessário ter em atenção que os saberes actuais que a escola proporciona não podem ser iguais aos que proporcionava há cinquenta anos atrás. Percebo perfeitamente que os jovens de hoje "saibam" coisas diferentes, que aprendam de maneira diferente, mas isso não pode constituir desculpa para a ignorância dos concorrentes que se espelha nestes concursos.
Há aqui matéria para reflexão - sobretudo agora que (parece) vamos ter os 12 anos de escolaridade obrigatória...

5 comentários:

saltapocinhas disse...

Os meus alunos já aprenderam que o granito é formado por quartzo, feldspato e mica.
Acharam graça aos nomes e fixaram-nos.
Daqui a uns dias já não se lembrarão, mas se voltarem a ouvir falar, os nomes não lhe soarão estranhos.
Também em admiro com a ignorância de muitos licenciados, mestres e até doutores!

Em relação ao blog, isto é para ser um prazer, não uma obrigação, por isso devemos escrever quando nos apetece!
A mim apetece quase sempre e, como sou refilona, até dá jeito para desopilra e assim tenho poupado bastante o meu marido!! :)

Anónimo disse...

"É admissível um jovem escolarizado não saber (...) que o granito é composto por quartzo, feldspato e mica?"

Talvez não seja. Mas não é menos admissível que os componentes do granito sejam apenas palavras na cabeça de uma pessoa que ele debita como um papagaio treinado e que caso os visse à sua frente não os conseguisse reconhecer.

Cândido M. Varela de Freitas disse...

Agradeço as visitas e os comentários, que me inspiraram para um novo post... Afinal, a memória sempre flutua...

Anónimo disse...

É chocante a ignorância da maior parte dos concorrentes. Afinal que gente é aquela que seleccionam (sim selecionam) porque não vai lá quem quer. Vemos licenciados (gente da geração rasca) a mostrar absoluta ignorância sobre factos que no meu tempo se aprendiam na escola primária. Afinal que ensino temos neste país?

Anónimo disse...

Pergunta: Qual é o cabo que se situa na parte mais ocidental da Europa?
a) Cabo da Roca
b) Cabo Canaveral
c) Cabo Bojador
d) Cabo Verde

Segue-se um silêncio perturbador do concorrente.
Malato, incrédulo, pergunta:
- Onde fica o Cabo Bojador?
-!!!!!
-E o Cabo Canaveral ?
-Nunca ouvi falar em tal!!!
É caso para ficarmos todos preocupados com o futuro deste país sobretudo tendo em conta que o concorrente tinha formação superior.
A minha tia que comigo assistia, a contar já 70 anos e apenas com a 4ª classe, corou de vergonha, pois ela respondeu direitinho.