2009/05/21

João Bénard da Costa

Acabo de saber da sua morte.
Foi meu colega na Faculdade de Letras de Lisboa (1954-1959), do primeiro ao último ano; licenciámo-nos na mesma altura, em Julho de 59 (está a fazer cinquenta anos...). Como eu, depois de licenciado foi professor eventual no ensino liceal (fez a sua iniciação no Liceu Camões). Chegou a interessar-se pelas coisas da educação (tem um livro muito interessante sobre a não-directividade, publicado pela Fundação Gulbenkian). Depois, seguiu outros rumos e é bem conhecido pelo seu amor pelo cinema e pela actividade que desenvolveu na Cinemateca Nacional.
Relacionei-me sempre muito mais com a Mulher, a Ana Maria, que foi colega no mesmo curso e trabalhou ao mesmo tempo do que eu no Ministério da Educação, do que com o João. Mas tivemos sempre uma relação cordial, ainda que distante.
A sua morte entristece-me. Mas a vida supõe a morte - já me habituei à ideia. O João passou pela vida, fez coisas importantes e por elas será lembrado.

Sem comentários: