2005/04/03

Memórias da morte de Papas


A finalidade explícita deste blog é ajudar a que recupere memórias – e a morte de João Paulo II fez-me recordar o falecimento dos outros Papas. Embora já tivesse nascido, não podia lembrar-me da morte de Pio XI, em 1939. Já do falecimento de Pio XII, em Outubro de 1958, tenho memória clara. Tinha completado a parte lectiva da licenciatura e começava a preparar a minha tese, ao mesmo tempo que conseguira um emprego, na Administração-Geral do Porto de Lisboa. Recordo de em algumas igrejas penderem faixas negras nas portas.
Acompanhei com interesse o pontificado de João XXIII, mas curiosamente não me recordo da sua morte. Tive mesmo de ir a uma Enciclopédia ver qual a data: 3 de Junho de 1963. Não, não me recordo mesmo. Paulo VI, o novo Papa, vai ter um pontificado de pouco mais de 15 anos, vindo a falecer no dia 6 de Agosto de 1978. Estava, nessa altura, na Inglaterra, em Reading, onde frequentava um curso de língua inglesa antes de ir para Londres fazer uma pós-graduação em educação no Institute of Education. Havia um pequeno grupo de portugueses, e naturalmente acamaradávamos. Foi ao pequeno-almoço que soubemos a notícia da morte do Papa. Entretanto, o conclave iria decidir o novo Papa, que tomou o nome de João Paulo I, em finais de Agosto. O curso durou dois meses, e estava quase no fim quando um dia, ao descer para o pequeno-almoço, de novo ouvimos ”The Pope is dead!”. O quê! Podia lá ser! Mas era. O tema foi assunto de conversas, mas a urgência de ter em atenção outros assuntos fê-lo esquecer rapidamente.
João Paulo II ia iniciar o seu pontificado, que acabou agora, da forma que todos vimos. Compreendemos a emoção com que a maioria das pessoas acompanhou a prolongada doença do Papa, estimulada por uma comunicação social que, penso eu, está a exagerar a sua função; mas João Paulo II foi uma figura que se impôs muito também por essa comunicação social. Sejam quais forem as posições que cada um assuma em relação ao fenómeno religioso, ninguém pode esquecer que a Igreja é uma instituição da maior importância, e por isso o futuro próximo, com um novo Papa a ser escolhido no conclave deste mês, a todos interessa.

Sem comentários: