tag:blogger.com,1999:blog-10180291.post111020886804238591..comments2023-11-02T12:02:10.371+00:00Comments on A Memória Flutuante: Da avaliação dos professores universitáriosCândido M. Varela de Freitashttp://www.blogger.com/profile/13771649404126395651noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-10180291.post-1110802095947400542005-03-14T12:08:00.000+00:002005-03-14T12:08:00.000+00:00Paulo Lopes:Sobre este assunto, fiz hojew um comen...Paulo Lopes:<BR/><BR/>Sobre este assunto, fiz hojew um comentário no Professorices que reproduzo aqui: <BR/><BR/>Entro tarde na discussão porque neste fim de semana estive a ver os portfolios dos meus alunos. Também por isso não respondi ao Paulo Lopes, que num comentário à minha entrada referiu a autoscopia. Ora bem, há uns trinta e tal anos a autoscopia estava muito na moda, amarrada ao Cândido M. Varela de Freitashttps://www.blogger.com/profile/13771649404126395651noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10180291.post-1110631686309176722005-03-12T12:48:00.000+00:002005-03-12T12:48:00.000+00:00Concordo com o que diz, Varela. A chave está em "A...Concordo com o que diz, Varela. A chave está em "Avaliação da prática pedagógica ao vivo", uma avaliação de acordo com a técnica de micro-ensino chamada "autoscopia" com uma comissão externa totalmente descomprometida com a instituição e composta por docentes com formação em Ciências da Educação e uma boa experiência de ensino no grau que estão a avaliar. Claro, isto para a componente pedagógica.Chris Kimseyhttps://www.blogger.com/profile/14626226623146371066noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10180291.post-1110455958379367322005-03-10T11:59:00.000+00:002005-03-10T11:59:00.000+00:00Miguel
Em certo sentido, todas as escolas são esp...Miguel<br /><br />Em certo sentido, todas as escolas são espaço de investigação. O problema é saber até que ponto é que qualquer professor pode (no sentido duplo de poder e dever) fazer investigação. Como sabe existem muito adeptos da chamada investigação-acção, que está de novo na moda (em rigor, ela nasceu em meados do século passado e foi posta de parte anos depois). Pessoalmente tenho muitas Cândido M. Varela de Freitashttps://www.blogger.com/profile/13771649404126395651noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10180291.post-1110394584845432512005-03-09T18:56:00.000+00:002005-03-09T18:56:00.000+00:00VF
O seu comentário ao Adkalendas suscitou este co...VF<br />O seu comentário ao Adkalendas suscitou este comentário:<br />Não coloca a hipótese [meramente académica] da transformação da escola básica e secundária num espaço de investigação. Seria um absurdo admitir uma nova funcionalidade para os professores [repare que não vislumbro um espaço temporal] do básico e secundário?Miguel Pintohttps://www.blogger.com/profile/16736297105715394331noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10180291.post-1110375379309515862005-03-09T13:36:00.000+00:002005-03-09T13:36:00.000+00:00Eu não me estava a referir especificamente à quali...Eu não me estava a referir especificamente à qualidade das publicações, esse é um dos aspectos que talvez um dia venha a abordar. Porque o "publica ou morres" afecta (pode afectar)grandemente a qualidade. E isso não é específico nosso. Quantas vezes, ao pesquisar bibliografia, encontro o mesmo artigo, disfarçado com retoques, em três revistas diferentes, ou "proceedings" de conferências Cândido M. Varela de Freitashttps://www.blogger.com/profile/13771649404126395651noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10180291.post-1110362243427711202005-03-09T09:57:00.000+00:002005-03-09T09:57:00.000+00:00Penso que o exemplo que refere quanto ao professor...Penso que o exemplo que refere quanto ao professor americano que conheceu tem pouco a ver com a qualidade das publicações. O que esse caso ilustra particularmente bem é o peso desigual que, no caso concreto, se dava à produção científica em detrimento do labor pedagógico. A avaliação dos docentes no ensino superior também passa por determinar muito claramente quais as dimensões que concorrem paraAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10180291.post-1110362206606242572005-03-09T09:56:00.000+00:002005-03-09T09:56:00.000+00:00Penso que o exemplo que refere quanto ao professor...Penso que o exemplo que refere quanto ao professor americano que conheceu tem pouco a ver com a qualidade das publicações. O que esse caso ilustra particularmente bem é o peso desigual que, no caso concreto, se dava à produção científica em detrimento do labor pedagógico. A avaliação dos docentes no ensino superior também passa por determinar muito claramente quais as dimensões que concorrem paraAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10180291.post-1110361412231332882005-03-09T09:43:00.000+00:002005-03-09T09:43:00.000+00:00A PJ
Concordo com a necessidade de se ter em aten...A PJ<br /><br />Concordo com a necessidade de se ter em atenção a produção científica sem esquecer a sua qualidade, mas os critérios usados são por vezes um pouco injustos. Mesmo nos EUA isso acontece; por acaso, testemunhei um caso que se passou com um meu professor (da área de "Program Evaluation"), que era muito competente e tinha um tipo de trabalho com os seus estudantes de grande nível e deCândido M. Varela de Freitashttps://www.blogger.com/profile/13771649404126395651noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10180291.post-1110328160942048632005-03-09T00:29:00.000+00:002005-03-09T00:29:00.000+00:00O prometido é devido e hoje - finalmente- escrevi ...O prometido é devido e hoje - finalmente- escrevi lá no meu cantinho sobre exames. Era para ser só um comentário aqui mas era extenso demais e também já tinha passado a oportunidade. É uma coisa simples, nada de bases científicas nem de recorrer a revistas antigas - as minhas estão no sótão, às molhadas. Quando preciso de alguma, nunca dou com ela... :-(saltapocinhashttps://www.blogger.com/profile/10033702050608947898noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10180291.post-1110279150622370872005-03-08T10:52:00.000+00:002005-03-08T10:52:00.000+00:00Caro Cândido Freitas
concordo com o que escreveu. ...Caro Cândido Freitas<br />concordo com o que escreveu. Gostaria muito que as coisas se passassem como propõe.<br />Quanto^à investigação, é preciso ter muito cuidado, para não transformar professores universitários que devem em primeiro lugar ser investigadores, em investigadores que se dedicam prioritariamente ao ensino.<br />São actividades diferentes e difíceis de conciliar.<br />CompletamenteFernando Reishttps://www.blogger.com/profile/01929826701994527049noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10180291.post-1110277266980789902005-03-08T10:21:00.000+00:002005-03-08T10:21:00.000+00:00Reproduzo ainda as palavras de um professor da Uni...Reproduzo ainda as palavras de um professor da Universidade do Minho que, em 2000, publicou um artigo de opinião no jornal Público. O seu autor foi Armando Machado, antigo docente da Universidade de Indiana (EUA). "Muitos dos nossos actuais professores catedráticos publicaram, em média, menos de um artigo científico em menos de dois anos. Se considerarmos que a situação era provavelmente bastanteAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10180291.post-1110277083826057142005-03-08T10:18:00.000+00:002005-03-08T10:18:00.000+00:00Esta sua entrada poderia ser comentada de muitos p...Esta sua entrada poderia ser comentada de muitos pontos de vista, mas darei preferência a um que se prende com a avaliação da qualidade científica através das publicações dos investigadores. Levanta algumas interrogações e dúvidas sobre a pressão para publicar que foi imortalizada na expressão “publish or perish”. Não existe nenhum perigo, julgo, de prejudicar áreas inteiras da ciência e da Anonymousnoreply@blogger.com